sábado, 21 de março de 2009

Cirurgia do diabetes e da obesidade - O início de tudo

PARTE 1

COMO ASSIM?

Em 2008, num dia normal de trabalho, recebemos na empresa a visita de um amigo paulista que estava na cidade para uma ultima checagem pré-cirurgia. Perguntei, curiosa: por que em Goiânia? Marcos respondeu que a cirurgia seria em São Paulo, “mas o médico é goiano e a Clínica fica aqui”.

- Médico de quê? Diabetes e obesidade, respondeu.
E continuou: você mora na cidade do cara e não conhece? Ele é famoso mundialmente, talvez nossa chance do Brasil ganhar um Nobel de Medicina, não sabia? Não, não sabia. Como é o nome dele? Áureo Ludovico de Paula. Ele criou a técnica da cirurgia que cura diabetes e obesidade... Desde 2003, faz essas cirurgias e já fez mais de 600. Vou fazer a minha dia 3 de setembro.

Mordi a isca. Em casa, à noite fui pesquisar o nome do médico. Seu sobrenome é tradicional em nossa região. Em Goiás, os Ludovico são muito conhecidos na medicina, há gerações.

O Google me devolveu 3562 entradas... escolhi a primeira. Transposição de Íleo, cura do diabetes e da obesidade, freio neuro endócrino.

Muito interessante a leitura...

Nos meus 56 anos, portadora de chagas assintomática, hipoglicêmica e com peso elevado tinha tudo para achar o assunto interessantíssimo. Mas graças a Deus não sou diabética, então a pesquisa ficou por ali mesmo e enterrei o assunto.

Em novembro meu amigo Marcos volta a Goiânia para uma revisão da cirurgia e veio nos visitar novamente. Encontro uma pessoa irreconhecível, dez anos a menos, mais magro e muito bem disposto. Que diferença!

E ele me disse: o que você está esperando? Tem gente que vem do exterior para cá, você mora aqui. Marca a consulta!

INDEFINIÇÃO

Comentei com meu marido o assunto e ele me incentivou a ir em frente.

No mesmo dia agendei a consulta. Consegui horário na mesma semana. A clínica elegante ocupa um andar inteiro de um moderno prédio em Goiânia. A quantidade de revistas na sala confortável anunciou o que aconteceria: duas horas de espera...

Numa sala muito bem decorada, sou recebida por um jovem cheio de energia nos seus 47 anos. Bem apessoado, seguro de si e bastante assertivo, Dr. Áureo Ludovico fez as perguntas de praxe e depois começamos a conversar. Afirmou que eu estava no momento certo para fazer a cirurgia, que minha vida poderia melhorar radicalmente e que em meses eu poderia pensar em jogar tênis.

Mas como será, o que é essa cirurgia, e as conseqüências? Ele foi direto e curto:
- Nenhuma resposta pode ser dada sem os exames pois são muitas as possibilidades.
- Mas, Dr. Áureo, pelo menos me fale sobre a mais provável, repliquei ansiosa.
- Não posso. Faz primeiro os seus exames.
E imprimiu páginas e páginas contendo pedidos de pelo menos 40 exames. E não consegui arrancar nem uma palavra mais dele.

Saí desanimada e perdida.

Em casa, horas de pesquisa na Internet. Achei o blog com a estória de uma moça diabética, operada pelo Dr. Áureo, que se mostrava muitíssimo feliz com os resultados e sua nova vida.

Ninguém com caso parecido com o meu. Mas também nenhum paciente falando mal. Alguns médicos, citando o trabalho com um certo tom de incredulidade, explicavam que ainda não há tempo e evidências suficientes para se afirmar nada sobre os benefícios ou efeitos nefastos da cirurgia. Alguns médicos diziam que faziam a mesma cirurgia também.

Bem, pensei, vou fazer os exames pois de qualquer forma seria bom um check-up geral e o seguro saúde cobre esse custo. Nada tenho a perder.

Na fase de exames, a rotina de laboratórios, agulhas, ressonâncias, esperas e dietas malucas arrefeceu minha vontade. Tenho afinidade zero com a área da saúde e sua rotina meio deprimente. Tenho formação técnica e sempre gostei do mundo exato. E pra mim, muito pouco é exato nessa área...

Nem terminei a fase dos exames cardíacos, por sinal os mais importantes para quem tem Chagas e pretende se submeter a uma cirurgia. Mas a ansiedade por obter mais informações do próprio Dr. Áureo estava me roendo por dentro. Fui à clinica novamente com os exames que tinha para tentar obter alguns elementos a mais de decisão.

Na consulta com Dr. Áureo, descobri que estava com um problema no estômago que requeria medicação. Ganhei uma bronca por não ter concluído os exames.

Bem, pensei, vamos então aproveitar a consulta para falarmos um pouco mais da cirurgia.

Não posso te falar nada agora, respondeu o Dr. Áureo.
Há 9 possibilidades de ajudá-la e só podemos definir isso sabendo exatamente como está seu organismo. É por isso que acontecem todos esses problemas que estão na mídia sobre cirurgia de estômago. Não temos como falar disso agora. Termine todos os exames e volte aqui.

Tinha uma viagem para passar o Natal com nossa filha nos Estados Unidos e não queria adicionar nenhum problema a mais aos que já tinha, entre eles a construção de nossa nova casa e o final de ano na empresa com muito a fazer. Arquivei o assunto novamente e me dediquei ao meu dia-a-dia.

De férias, tive muito tempo para pensar. As situações muito definitivas, sem volta, não são as minhas preferidas.

De volta ao Brasil, em janeiro, iniciei a medicação com fortes antibióticos. Continuei com os exames restantes e fui para minha terceira consulta.

Com os resultados de todos os 40 exames em mãos, a vontade já combalida e com poucas informações para tomar uma decisão tão importante, cheguei ao consultório. Mais duas horas de espera. Finalmente sou recebida. Após olhar os relatórios, Dr. Áureo me fez mais algumas perguntas e me entregou mais pedidos de exame!!!

Ah não!!! Posso fazer estes exames sim, mas agora vamos falar sobre as hipóteses.
- Não posso, respondeu. Ainda não está claro para mim como vamos te ajudar.

Imaginando que a recusa dele em conversar tinha como causa a quantidade de pessoas aguardando na sala de espera e a hora tardia, optei por ser firme e incisiva também.

- Ok, Dr. Áureo, supondo que esteja tudo certo com os novos exames, vamos analisar a melhor solução indicada até aqui.

Um pouco irritado com minha insistência, mas percebendo minha ansiedade, Dr. Áureo abriu a brecha: o que você quer é uma data? - Sim, quero uma data. Peça para a Ana Paula agendar então. E, enquanto isso, você faz mais estes exames.

Ótimo. Mas preciso de informações também. Eu estou perdida. Quanto tempo dura a cirurgia? Quais os riscos? O que tenho a perder e a ganhar? Há prejuízos futuros? A técnica foi mesmo criada pelo senhor? Já tem número suficiente de pacientes para uma análise mais abalizada dos efeitos colaterais? E se eu tiver um problema amanhã que requeira um tratamento conflitante com a cirurgia efetuada?

E aí, fui conseguindo resposta a cada uma das minhas perguntas, todas baseadas na hipótese dos novos exames estarem em ordem.

Dr. Áureo falou mais sobre como a cirurgia funciona, o que é freio neuro endócrino, o porquê da transposição de íleo, porque a redução é de apenas 25% do estômago – ao contrário da cirurgia tradicional que retira 70% do volume original -, como passa a ser o comportamento em relação à comida e quais os possíveis riscos para uma pessoa na minha condição.

Era uma segunda feira. As respostas tiraram meus receiros e, na saída do consultório, agendei o retorno com os exames, com a recomendação de vir acompanhada de meu marido para uma conversa final sobre o procedimento. Cirurgia agendada para a próxima quarta, dali a onze dias. Se tivesse algum problema nos exames, cancelaria.

No trabalho perguntei a minha amiga Christiane, que havia feito a cirurgia tradicional de redução de estômago, se ela havia se arrependido em algum momento ou se faria de novo levando em conta os prós e contras. Ela foi categórica:

- Tive só um momento de arrependimento, uma semana após a cirurgia, já em casa, estava na fase da dieta líquida, senti o cheiro de bife acebolado e quase chorei de pensar no que havia feito. Foi a única vez. Eu faria de novo se preciso.

A resposta me animou mais.

A DECISÃO

Em casa, fui processar toda a conversa com Dr. Áureo. Com a data marcada tudo mudava de perspectiva. Saímos da arena das hipóteses e tudo ficava meio definitivo, sem volta.

Passei a noite em claro pensando. Toda escolha tem perdas e ganhos.

Um balanço rápido do meu estado atual mostra que na coluna de perdas eu tenho o excesso de peso, auto estima em baixa, a velha doença de Chagas, a hipoglicemia, e agora umas novidades não muito simpáticas: coágulo na artéria do intestino, gordura no fígado, formando uma bolinha de 1 cm; e outras coisas menores. Então, era por isso que cada exame requeria novo exame e assim por diante...
Na coluna de ganhos: continuar o ritmo de vida que tenho hoje.

E na hipótese de fazer a cirurgia?
Muitas perdas: risco da anestesia agravado pela doença de Chagas, risco de trombose no pós operatório, risco de infecção hospitalar e os custos envolvidos pois o processo é caro,. Superados todos os riscos ainda teria pela frente pelo menos três meses de fortes restrições e o resto da vida comendo pouco e devagar.

E muitos ganhos também. Se tudo der certo ocorrerá uma acentuada perda de peso, não porque o estômago vai ficar pequeno como nas cirurgias comuns de estômago, mas porque a química do corpo vai mudar e fazer com que eu fique saciada com menos quantidade. Emagrecendo vai embora a gordura do fígado, diminui o risco cardíaco, o colesterol e ainda resolve a hipoglicemia.


Mas posso obter todos esses ganhos com dieta? Posso. Mas essa é uma arena na qual luto desde a adolescência e conheço bem. Depois da menopausa as barreiras triplicaram. Também soube que a partir dos 60 anos o metabolismo vai piorar. Mesmo com minha rotina firme de exercícios não consigo sucesso na luta contra o excesso de peso.

E nessa etapa da minha vida, 56 anos, gostaria de me sentir mais saudável, mais disposta, além de recuperar um pouco da ilusão que foi sendo soterrada sob os 35 kilos adicionais que fui acumulando ao longo da vida. Aos 20 anos, pesava 50 kilos. Aumentei um kilo por ano, consistentemente, descontadas as idas e vindas. Aos 56 anos, estou girando em torno do horripilante peso que chegou a ultrapassar os 93 kilos.


Na verdade, cada estréia de uma nova dezena na escala me leva a tomar atitude e reduzir o peso, mas, rapidamente, estou de volta aquele patamar e inicio o caminho rumo à próxima dezena. Nessa rota, foram tipos diferentes de médicos, nutricionista, terapias, spas, dietas, e por aí vai a lista conhecida de quem tem excesso de peso.

Multiplica, divide, soma et voilá: a cirurgia é de longe a melhor opção.

De manhã, a decisão estava tomada. Então, tratava-se de encarar o que vinha pela frente. Fui bem cedo para o aeroporto, pois precisava ir a São Paulo a trabalho.

Ainda em São Paulo, recebi o e-mail da Geovana com os custos da cirurgia. Na verdade eu já tinha noção do valor pois tinha localizado no finalzinho de um post na Internet os custos detalhados. Se conseguisse apoio do plano de saúde seria ótimo pois 65% do custo total era hospital e materiais.

De volta a Goiânia, na quinta a noite, ainda tinha que fazer os exames restantes. Na segunda, a consulta de confirmação da cirurgia; na terça, o preparo, quarta: cirurgia...

Tudo muito rápido e alucinante...
O resultado dos exames deu o sinal verde.

Sexta feira, a ligação da Louise com instruções sobre o pré-preparo da cirurgia que começaria na manhã do outro dia.

Na segunda feira, meu sócio Diorgil me ligou de Brasilia e perguntou se eu estava animada para a cirurgia. Animadíssima, respondi. Animado estou eu, disse ele. Estou aqui com nosso amigo Marco e ele está irreconhecível. Um menino! Rejuvesceu, perdeu 28 kg e está muito bem.

Conversei alguns minutos com o Marco e ele só me encorajou. E acrescentou: - foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado.

À noite, meu marido e eu fomos ao consultório. Havia um documento a assinar, cheio de ameaças sobre os riscos. Conversamos com Dr. Áureo, ele mostrou em alguns slides como funcionaria a cirurgia e depois falou dos riscos um a um.

A conversa só reforçou a decisão. Convencido de que seria uma boa opção, meu marido me apoiou completamente. Assinamos os papéis.

Saímos da clínica meio aturdidos com o que vinha pela frente... Falamos sobre assuntos rotineiros. Liguei para nossas filhas avisando da cirurgia e garantindo que seria uma cirurgia simples, similar á uma de apêndice que fizera antes. Elas não moram em Goiânia e ficariam preocupadas à toa, assim, minimizei o problema.

Em casa, antes de dormir, meu marido me disse com voz tranqüila: vai dar tudo certo!

Continua na PARTE 2 => http://cirurgia2.blogspot.com/2009/03/cirurgia.html



14 comentários:

  1. sou diabetico faço dialise e penso em fazer essa cirurgia, mas agora com toda essa polemica, fico temeroso e ao mesmo tempo fortalecido por ouvir historias de sucesso,mas com certeza assim que conseguir juntar o dinheiro farei, e com certeza serei a pessoa mais feliz por abandonar as insulinas e os comas ao qual me vejo sempre, a familia fica desesperada pois isso esta constante em minha vida .minha glicose fica desconpensada muitas vezes no dia mais de 600.mas um dia vou conseguir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pessoas do doenças renais podem fazer essa cirurgia?

      Excluir
  2. Estou em processo de preparacao,para reealizar esta cirurgia no dia 21/12/2009 porem ate o momento tinha poucas informacoes sobre a mesma, por exemplo; eh a primeira vez que ouvir falar em freio neuro endocrino, valeu muito ler seu relato pois dia 12/12/2009 vou ao meu medico Dr. Joao Carlos aqui em Natal, questionarei sobre muita coisa que esta neste belo relato, coisas do tipo: o que ILEO, JEJUNO etc..???????

    ResponderExcluir
  3. GOSTARIA DE SABER O ENDEREÇO DA CLINICA DO DR ÁUREO QUE FAZ ESTA OPERAÇÃO PARA EMAGRECER. SERIA POSSIVEL?
    MEU EMAIL É BOMFIMSERGIO@BOL.COM.BR
    AGRADEÇO QUEM PUDER ME AJUDAR

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde,

    Gostaria de saber onde é a Clinica,e qual o valor da cirurgia.

    ResponderExcluir
  5. quero muito saber onde é a clinica e qual o valor da cirurgia, meu email é keniakpp@gmail.com,agradeço que poder me passar

    ResponderExcluir
  6. Gostei dos depoimentos.Minha glicose está em 200 a 260,e sempre fiz dieta e valto a engodar.Agora nãotô conseguindo fazer dieta e nem abaixar a glicose.Não sou hipertensa,tenho 45 anos,faço 46anos em27/06,sempre fui contra a c.redução de estômago,mas com esta de intestino e não controle da glicemia,quero saber mais .Tb trabalho com grupos opeativos noSUS e no consult.,sou psicóloga.Não tenho grana p fazer a cirurgia,mas quero saber se ela é coberta p Plano de Saúde.Minha endócrino.me sugeriu a cirrurgia.Posso saber mais,falar com alguém?

    ResponderExcluir
  7. Olá estou me informando e me preparando para fazer uma consulta como Dr Aureo, gostaria que me informa-se qual foi seu investimento para cirurgia. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. bom dia a todos, eu acho essa experiencia do doutor aureo muito importante para os diabeticos, sao anos e anos que pessoas tentam descobrir uma cura, e nada. agora que aparece esse doutor que pode ajudar muitos diabeticos a se curar, e todos querem impedir, a secretaria da saude, deveria esra apoiar, esse homen ajudar a ele , pois cada dia que passa morrem mais pessoas, com diabetes, seele esta fazendo as cirurgias, e o resultado e positivo, porque impedir? so que eu acho que o doutor aureo esta cobrando muito caro para essa cirurgia, ele tem que ver que as pessoas mais pobres e que sofre dessa doenca, se ele achou uma cura, entao ele tem mais e que ajudar as pessoas que nao tem condicoes financeiras de pagar, e muito triste um diabetico querer fazer essa cirurgia, e nao poder pagar, por favor doutor nao faca como os doutores corruptos, ajude os que precisam dessa cirurgia. abracos sucessos .katia

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de saber como marcar uma consulta com Dr.Aureo em São Paulo .Quero muito ser curada dessa enfermidade adquirida há quase dezessete anos (diabetes tipo2 )meu email é tinaroma27@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ola gostaria de saber se o dr Aureo atende algum convenio?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa tarde, gostaria de saber também se o Dr. Áureo atende por algum plano. E caso a cirurgia fique liberada novamente qual seria o custo. Meu pai é diabético tipo 2 a 16 anos e gostaria muito de fazer uma consulta para uma possível cirurgia e/ou acompanhamento no futuro. Meu e-mail é franci2passos@gmail.com.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Pessoal, Boa tarde!
    Tentei por varias vezes entrar em contato com o Dr. Aureo, mais sem exito, será que alguém tem outro numero para nos inforams

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA! SOU DE BELO HORIZONTE GOSTARIA DE AGENDAR UMA CONSULTA COMO DEVO PROCEDER JOELCELINO2@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar...